Relatorio De Quimica Analitica Intrumental C
BACHARELADO EM FARMÁCIA
5º PERÍODO
QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL
SEPARAÇÃO DE AMINOÁCIDOS POR CROMATOGRAFIA EM PAPEL
CARATINGA, MG
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA – UNEC
BACHARELADO EM FARMÁCIA
5º PERÍODO
QUÍMICA ANALÍTICA INSTRUMENTAL
SEPARAÇÃO DE AMINOÁCIDOS POR CROMATOGRAFIA EM PAPEL
Relatório de atividades práticas desenvolvido por Amanda Mafra, Jaqueline Apoliana, Jhayne Glace e Welenda Paula para fins de avaliação da disciplina de Química Analítica Instrumental ministrada pelo professor Msc. Leonardo Mussi
CARATINGA, MG
2015
1-INTRODUÇÃO
A cromatografia é uma técnica de separação baseada na distribuição dos componentes de uma mistura entre um fluido (fase móvel ou eluente) e um adsorvente (fase estacionária). A fase estacionária pode ser um sólido ou um líquido depositado num sólido inerte, empacotado numa coluna ou espalhado por uma superfície formando uma camada fina.
Esta técnica é assim chamada porque utiliza para a separação e identificação das substâncias ou componentes da mistura a migração diferencial sobre a superfície de um papel de filtro de qualidade especial (fase estacionária). A fase móvel pode ser um solvente puro ou uma mistura de solventes.Este método é muito útil para separar substâncias muito polares, como açúcares e aminoácidos. Possui o inconveniente de poder-se cromatografar poucas quantidades de substância de cada vez. Os aminoácidos podem ser classificados em: Apolares ou Polares. Aminoácidos apolares são solúveis em soluções orgânicas, e os Polares em soluções polares. Os aminoácidos polares podem ser negativos ou positivos. Os aminoácidos que possuem uma cadeia lateral aromática, tendem áinsolubilidade em soluções polares, porém, devido ao acréscimo de hidroxilas ou amina, alguns têm caráter hidrófilo. Tais fatores são importantes para a identificação dos aminoácidos na cromatografia em papel.
2-OBJETIVO