Apesar Do Brasil Possuir 12
Especialistas dizem que a crise de água não é consequência apenas de fatores climáticos e geográficos, mas principalmente do uso irracional dos recursos hídricos e de outros fatores: A água brasileira não é tratada como um bem estratégico no país, não tem uma integração entre a política nacional de recursos hídricos e as demais políticas públicas, existem graves problemas na área de saneamento básico e a forma como a água doce é compreendida é inadequável, visto que muitos a julgam como um recurso infinito.
"A falha está na gestão. O problema não é de ordem técnica, mas político-administrativa". Jackson Roehrig (professor de gestão de recursos hídricos da Universidade de Ciências).
Como disse o especialista acima, a maior causa da crise vivenciada por nos é a má gestão hídrica brasileira, a influência política na administração dos recursos hídricos abre brechas para o não cumprimento de planos estabelecidos para o setor, como a construção de novos reservatórios. Além disso, o sistema de águas do nosso país é precário e contem muitas falhas: Os reservatórios não tem manutenção e a capacidade de armazenamento está sendo reduzida ano a ano.
O país sofre com a distribuição irregular, a poluição e o desperdício. É fundamental a introdução de novos paradigmas, como a gestão integrada, a otimização de usos múltiplos e o aproveitamento integral, incluindo a reutilização, o tratamento adequado e a baixo custo e a economia de água.
Outro desafio importante é reduzir o recurso utilizado na agropecuária de produtos de exportação, como soja, café, laranja e carne. Com esse consumo excessivo, estamos, no fim das contas, exportando também esse precioso bem. Há ainda questões como garantir à