Reda O Futebol
O futebol é considerado a prática esportiva mais popular de todo o mundo, talvez pela facilidade das condições necessárias para que o jogo aconteça, uma bola (ou qualquer coisa de forma esférica que possa ser chutada), algumas pessoas (poucas delas, ou até mesmo sozinho), e um espaço físico, que pode ser qualquer lugar (na rua, um campinho de areia, na praia, ou até mesmo na garagem ou quintal de casa).
Historiadores do futebol descobriram registros muito antigos, alguns deles datados de 3000 a.C na antiga China, posteriormente na Grécia, Roma, entre outros, de algumas práticas de jogos que se assemelham ao futebol como o conhecemos. Portanto conclui-se que é uma prática bem antiga, que logicamente sofreu mudanças ao longo de sua história e na Inglaterra, por volta de 1848 numa conferência em Cambridge o futebol recebeu suas primeiras regras oficiais. Em 1885 o futebol passa a ser um esporte profissional, mas só em 1904 foi criada em Paris a Fédération Internationale de Football Association (FIFA), que regulamenta tudo desse esporte em todo o mundo desde então.
Há controvérsias sobre a história de como o esporte chegou ao Brasil. Há quem diga que em 1894, Charles Miller, ao voltar de seus estudos na Inglaterra, trouxe uma bola de couro inflável em sua bagagem junto com um livro de regras, sendo considerado por alguns o precursor do futebol no Brasil. Mas há relatos que dizem que foi um escocês chamado Thomas Donohue, que em 1893 foi recrutado para trabalhar em uma indústria no Rio de Janeiro, o responsável pela primeira partida de futebol no Brasil realizada em abril de 1894, antes mesmo de Charles Miller começar a criar sua equipe em São Paulo. Há ainda historiadores que dizem que a primeira partida realizada no Brasil foi em 1874 na praia da Glória no Rio de Janeiro por marinheiros ingleses, em uma apresentação para a princesa Isabel. O fato é que independente do precursor, o futebol se tornou paixão nacional em pouco tempo, e tomou proporções