Recursos terapeuticos manuais
- FISIOTERAPIA – é a ciência da área de saúde que tem como objetivo recuperar a cinesiofuncionalidade, usando agentes físicos (água, calor, eletroterapia, cinesioterapia, fototerapia, cremes, pomadas, etc).
A Fisioterapia no Brasil é influenciada pela Fisioterapia (EUA) e Kinesioterapia (Europa). A Kinesioterapia trabalha com o movimento, enquanto que a Fisioterapia possui a visão da física (eletrotermofototerapia), e durante o tratamento, devem estar interligadas.
O paciente deve ser visto de forma Global (como um todo). O Fisioterapeuta deve trabalhar observando a Tridimensionalidade dos movimentos articulares. A avaliação do paciente dura todo o tempo do tratamento. O terapeuta deverá avaliar e reavaliar o paciente o tempo todo. O tratamento dura o tempo necessário para a recuperação do paciente (de acordo com a resposta do paciente). Pode-se orientar o paciente a fazer um auto-tratamento, ensinando técnicas que o paciente poderá fazer em casa. Deve-se respeitar sempre o princípio da Individualidade Biológica de cada paciente.
➢ EDEMA
O Edema que ocorre imediatamente após o trauma é bom, pois é um processo de defesa, que conduz água (líquido intersticial), nutrientes, sais minerais e proteínas ao local da lesão, que precisa de cicatrização. É como se o organismo estivesse “socorrendo” o local da lesão, gerando um edema. Neste momento, este edema não deve ser drenado. Após algum tempo (em torno de 12 horas), este Edema se torna prejudicial (ruim), pois as proteínas presentes começam a se degradar e desenvolver um processo inflamatório. Neste momento, deve-se drenar o edema, utilizando a Inelastoterapia. Pode-se associar outras técnicas, como posição de drenagem de Trendelemburg, bomba muscular, diurético receitado pelo médico, etc. Algum tempo após a drenagem, o edema pode retornar. Não deve ser logo drenado, pois novamente trará nutrientes, continuando a cicatrização da