RECURSOS MANUAIS TERAPEUTICOS
INTRODUÇÃO
Fricção
Fricção: A manobra de fricção consiste no deslizamento das mãos sobre a superfície do corpo em movimentos circulares, rápidos, curtos e alternados. A fricção produz calor local, e sua força deve iniciar suave podendo chegar à forte, sem deixar de ser harmonioso.Pode ser usado em todo o corpo. Quando aplicado na cabeça, usa-se a polpa dos dedos,friccionando o couro cabeludo e face.
As fricções consistem de movimentos breves, precisamente localizados e profundamente penetrantes realizados numa direção circular. Esses movimentos profundos são habitualmente realizados pelas pontas dos dedos, embora a almofada do polegar ou palma também possa ser utilizada. A pressão profunda e contínua nos tecidos causa lesão local e libera uma substância similar à histamina e outros metabólitos que atuam diretamente nos capilares e arteríolas do local, causando vasodilatação. A magnitude da resposta depende da profundidade da manipulação e da duração da aplicação.
A vasodilatação local promove um aumento do líquido tecidual na área, o que provocará distensão local. Com efeito, o movimento produz uma inflamação controlada da área-alvo e ao mesmo tempo, mobiliza as estruturas que não estavam tendo uma mobilidade correta. Se a manipulação for mantida por algum tempo, pouquíssimos efeitos sensitivos serão percebidos pelo paciente, mas inicialmente ela pode ser dolorosa. De fato, a fricção profunda produz uma resposta muito eficaz, se bem que dolorosa. Contra-indicações da Fricção
- Lacerações musculares agudas ( sobretudo hematomas intramusculares).
- Articulações agudamente inflamadas.
- Doenças de pele (sobretudo dermatite aguda, psoríase ou qualquer inflamação cutânea comunicável) na área a ser tratada.
- Vasos sangüíneos lesionados ou enfermos na área a ser tratada.
- Neoplasia ou tuberculose na área a ser tratada ou proximidades
- Infecções bacterianas na