Recursos Organizacionais
O que “acham” que é Administração.
“Busca de resultados na utilização dos recursos através da coordenação dos esforços das pessoas.”
Definição de organização: “sistema de trabalho que transforma recursos em produtos e serviços”
Toda empresa possui os seguintes recursos:
Financeiros
Materiais e Patrimoniais
Informacionais
Humanos
Todos nós vivemos dentro e cercado por organizações: a família, a escola, a empresa, Igrejas, associações, clubes...
As organizações também fornecem meios de subsistência: em retribuição ao trabalho as pessoas recebem os salários, que serão destinados a outras organizações. É assim que a economia de um país se desenvolve.
Considerando que toda empresa enfrenta concorrência e incerteza, administrar tem haver com o desempenho da organização.
Por sua vez, o desempenho está relacionado aos conceitos de eficiência, eficácia, efetividade e relevância.
Eficiência: está relacionada à racionalidade econômica ou seja à razão custo/benefício que a organização pode obter para prestar um serviço ou para produzir um determinado bem. Assim, ela aponta a coerência entre os meios e o fim. Exemplo: Meios: recursos humanos, tecnologia, insumos, processos e métodos de trabalho. Fim: produção de 500 pares de sapato. A empresa será mais eficiente ao passo em que conseguir produzir com mais racionalidade econômica ou seja, com menos recursos.
Eficácia: está relacionada ao alcance dos objetivos. Demonstra a capacidade da organização explorar os recursos escassos visando o alcance dos objetivos. Quanto mais tempo uma organização sobrevive, mais eficaz ela é.
Efetividade e relevância: demonstram se os produtos ou serviços da empresa estão ou não atendendo às necessidades e expectativas do mercado. Demonstra o grau de aceitação ou seja se são relevantes, importantes.