Recursos Naturais Estados Unidos
Vegetação: Devido a sua grande extensão territorial (9 370 000 quilômetros quadrados, o terceiro ou quarto maior país do mundo, dependendo do critério de medição), os Estados Unidos possuem diversos tipos de clima, fauna e vegetação. No estado da Flórida, o clima é subtropical. No estado da Califórnia, o clima é mediterrâneo. No estado do Alasca, o clima é polar. No estado do Havaí, o clima é tropical. Mas, na maior parte dos estados, o clima é temperado[1].
A maior parte do território do país situa-se na América do Norte. Fora da América do Norte, ficam apenas o estado do Havaí (na Oceania) e alguns pequenos territórios espalhados na América Central e na Oceania.
O ponto mais alto do país é monte McKinley, no estado do Alasca, com 6 194 metros de altitude
A vegetação predominante no país são os bosques temperados, com carvalhos, pinheiros, choupos, bétulas etc. No sul do país, ocorrem pântanos, como por exemplo nos estados da Flórida (região dos Everglades) e da Louisiana[2]. O estado do Havaí possui florestas tropicais[3]. Os estados da Califórnia, de Utah, do Colorado e do Arizona possuem regiões de vegetação desértica, com pluviosidade inferior a 250 milímetros anuais.
Antes da chegada dos europeus, no século XVI, o território estadunidense abrigava uma fauna composta por ursos, alces, veados, guaxinins, castores, águias, bisões etc. Porém, com o avanço da agricultura, da pecuária e das cidades pelo território, a fauna original do país ficou preservada somente em alguns parques nacionais espalhados pelo território e em regiões de difícil acesso, como as montanhas Rochosas e o estado do Alasca[4].
Relevo: Os Estados Unidos dispõem de três grandes faixas de relevo do leste para o oeste e são classicamente divididos segundo a Divisória Continental da América do Norte. A região oeste do país é formada por um relevo recente da era secundária e terciária; no centro-oeste do país elevam-se as Montanhas