Potencias econômicas e miliares
Introdução: O uso de mecanização e de tecnologia de ponta consolida os Estados Unidos como a maior potência econômica e militar do mundo atual.
A força econômica dos Estados Unidos
Costuma-se dividir o território dos Estados Unidos em cinco regiões geoeconômicas, nas quais se encontram os belts (cinturões) produtivos.
Nordeste: A região é conhecida como manufacturing belt (cinturão industrial) em razão da grande concentração de fábricas. Destacam-se a siderurgia e as indústrias químicas, metálica, automobilística e eletrônica, principal econômico-financeiro do país, a cidade de Nova York.
Próximo ás grandes cidades desenvolveram-se cultivos de hortaliças, pecuária leiteira e uma moderna avicultura.
Planícies Centrais
Essa região é considerada o celeiro agrícola dos Estados Unidos, com destaque para a produção de trigo, milho. A agricultura é altamente mecanizada e emprega pouca mão-de-obra. A ciência e a tecnologia estão á disposição dos agricultores, permitindo alto rendimento e grandes colheitas.
Sul: Na região sul desenvolve-se a fruticultura, fruit belt, com destaque para a produção de laranja, na Flórida. Também há grandes plantações de arroz, tabaco e cana-de-açúcar. Entre os recursos naturais, há o petróleo explorado principalmente no estado do Texas. Outros importantes recursos extraídos são gás natural, chumbo, ouro e zinco, a região tem como principais as industrias petroquímica, têxtil e alimentícia. Costa do Pacífico
As atividades econômicas são praticadas em uma estreita faixa de terra situada entre o litoral do Oceano Pacífico e a Cadeia da Costa. Alem de desenvolver a fruticultura irrigada e a extração de petróleo, a região detém um importante parque industrial, conhecido como Vale do Silício, onde estão as industrias de alta tecnologia, principalmente de informática e de telecomunicações.
Oeste: Nessa