Vacinas infantis
A vacinação tem um papel importante no controle das doenças, reduzindo o número de indivíduos com probabilidade de adoecer, através da imunização ativa.
No atual calendário de vacinação, consta vacinas para 15 doenças. O Programa Nacional de Imunizações do Brasil (PNI), é uma das mais bem sucedidas ações de prevenção e controle de doenças do mundo.
As orientações preconizadas pelo PNI, devem ser de conhecimento geral das instituições de saúde, públicas ou privadas, e da população. A prática da vacinação envolve diversos aspectos científicos e técnico-operacionais que dizem respeito aos agentes imunizantes e a pessoa a ser imunizada. O programa de imunização visa, em primeira instância, a ampla extensão da cobertura vacinal, para alcançar adequado grau de proteção imunitária da população contra as doenças transmissíveis por ele abrangidas.
1-ASPECTOS CIENTÍFICOS
1.1- Natureza - A vacina é um produto farmacêutico que conte um ou mais agentes imunizantes (monovalente ou combinada), em diversas formas biológicas como: bactérias ou vírus atenuados; vírus inativados e bactérias mortas; componentes purificados ou modificados dos agentes causadores das doenças contra as quais a vacina é dirigida.
1.2- Composição - Contém alem do agente imunizante, proteínas, culturas de células, líquido de suspensão, conservantes, antibióticos, estabilizantes, adjuvantes.
2- ORIGEM DOS PRODUTOS Laboratórios nacionais e internacionais fornecem as vacinas para o país. Embora a maioria dos produtos seja obtida a partir de cepas iniciais provenientes de instituições de referência da Organização Mundial da Saúde - OMS. As células de cultura, também estejam padronizados, existem particularidades no processo de produção de cada laboratório, ou mesmo substâncias químicas acessórias (adjuvantes; conservantes; estabilizantes ou outras), que podem ser diferentes. Estes fatores contribuem para que as vacinas variem discretamente no seu aspecto ou coloração.
3-