Recursos Maritimos
A praia Nazaré encontra-se situada a Oeste de Portugal Continental, na linha Norte/Sul, a 120 Km de Lisboa e a 220 Km do Porto, a 100 Km de Coimbra e a 35 Km da sua sede distrital que é Leiria. A Nazaré, está inserida na província da Estremadura, na Comissão de Coordenação da Região de Lisboa e Vale do Tejo, encontrando-se a Oeste do maior maciço calcário do País que é a Serra de Aire e Candeeiros e do sistema montanhoso Montejunto/Estrela.
A Nazaré fica rodeada a Norte pela freguesia de Pataias e a sul pela Freguesia de S. Martinho do Porto. O concelho da Nazaré é o mais pequeno do Distrito de Leiria com uma área de 95,7 Km², abrangendo três freguesias: Nazaré, Famalicão e Valado dos Frades, sendo a Nazaré um conselho.
Caraterização do Lugar
Na Nazaré as únicas rochas existentes são os calcários, que caracterizam a zona como muito rica em água e solos de aluvião de grande capacidade agrícola.
A Nazaré é uma praia com uma costa alta e rochosa e com costa baixa e arenosa.
Os ecossistemas existentes neste local têm praias de reduzida profundidade, mas de extensão considerável em termos concelhios; as dunas ocorrem na parte Sul do concelho com pouca profundidade, sendo que a Norte, o sistema dunar é bastante mais complexo e extenso com uma profundidade média de 500 metros; falésias; a barimétrica dos 30 metros; leitos dos cursos de águas e zonas ameaçadas pelas cheias, cujo sistema hidrográfico mais importante é constituído pelos rios Alcoa, do Meio e da Areia; as lagoas são internas e de pequenas dimensões neste concelho, sendo a sua área de proteção de 200 metros; zonas declivosas, para além das arribas litorais, a estrutura geomorfológica do concelho da Nazaré não apresenta zonas declivosas com significado nem áreas com riscos de erosão importantes.
Clima
O clima da Nazaré é um temperado atlântico, com as quatro estações definidas, com fraca amplitude térmica. Sofre de chuvas predominantes