Os recursos marítimos no futuro de portugal
…Neste trabalho esperamos atingir metas para novos e melhorados projetos de futuro nos recursos marítimos de Portugal.
O nosso objetivo é chamar à atenção do tão pouco que usufruímos das capacidades do nosso país e das possibilidades de um futuro melhor que nos pode dar.
Índice
Introdução……………………………………………………………4
Conteúdo:
* Pesca………………………………………………………………5 * Aquicultura…………………………………………………….7 * Sal…………………………………………………………………..8 * Energia das Ondas e das Marés………………………9 * Turismo………………………………………………………..10 * Algas…………………………………………………………….12
Conclusão……………………………………………………………13
Bibliografia………………………………………………………….14
Anexos………………………………………………………………..15
Introdução
Portugal tem, aproximadamente, 1853km de costa.
A importância do litoral português é verificada no seu peso socioeconómico, cultural e ambiental.
É lá que reside grande parte da população (3/4) e onde a pesca, a aquicultura, sal, turismo e algas, atividades económicas que são dominantes na balança comercial portuguesa.
Falando agora um pouco destas atividades:
Pesca
É uma atividade que consiste na extração de organismos aquáticos no meio onde se desenvolvem, contém diversos fins, tais como: a alimentação, recreação, ornamentação e as indústrias.
Existem três tipos de pesca, a pesca local, a pesca costeira e a pesca longínqua.
A pesca local, conhecida como pesca artesanal, é realizada até 12 milhas da costa, as suas embarcações são extremamente pequenas e a duração de tempo no mar é reduzida tal como o seu impacto ambiental.
A pesca costeira é uma pesca semi-industrial cujas embarcações são de média dimensão e decorre durante algumas semanas, pois ultrapassa as 12 milhas da costa.
A pesca longínqua ou industrial é realizada em águas internacionais, utilizam embarcações de enormes dimensões, navios-fábrica, é realizada durante semanas ou meses e o método mais utilizado por este tipo é a pesca de arraste.
Em 2009