Recursos hídricos
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA
Bruno Miranda Guimarães
Rafaela Veloso Rodrigues
Priscila Emerenciana Silva
Soraya Bamberg
DRENAGEM E GERENCIAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS
Professora: Paula Regina Balabram
Belo Horizonte
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2.1 História da Drenagem: séculos XIX e XXI 4 2.2 Drenagem pluvial no Brasil 5 2.3 Estudo de caso: Sistema de drenagem pluvial de Tóquio 8 3 CONCLUSÃO 11 4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1 INTRODUÇÃO
Drenagem é o termo empregado para instalações destinadas a escoar o excesso de água. Entende-se por drenagem urbana pluvial o sistema destinado ao escoamento das águas de chuva no meio urbano.
A drenagem deve ser vista dentro de um enfoque global, reconhecendo a complexidade das relações entre os ecossistemas naturais, o sistema urbano artificial e a sociedade.Os sistemas de drenagem urbana são usados para evitar que ocorram enchentes, porem não é muito eficiente algumas vezes devido a alguns fatores como: chuvas intensas, desenvolvimento desordenado, desmatamento e erosão do solo, impermeabilização de superfícies, assoreamento de canais, deficiência da rede de esgotos e da coleta de lixo e limpeza pública, comportamento indisciplinado da população, ocupação de várzea, aspectos econômicos, iIneficácia de políticas públicas.
As enchentes naturais fazem, então, parte do ciclo de vida de um corpo hídrico, contribuindo inclusive, para a diversidade do ecossistema, pois este regime de seca e alagamento propicia condições para diferentes formas de vida se adaptarem ao local.
O sistema responsável pela captação da água pluvial e sua condução até o sistema de macro-drenagem é denominado Sistema de Micro-drenagem. A macrodrenagem é a retirada do excesso de água do solo, acumulada em áreas relativamente grandes, a nível distrital ou de microbacia hidrográfica. A falta dessa prática pode ocasionar enchentes e a permanência de áreas