Recursos humanos
Dados de Identificação: Instituição: FADERGS Curso: Pós-Graduação em Psicologia Organizacional Disciplina: Treinamento e Desenvolvimento Professora: ME. Patrícia Costa da Silva Alunas: Andréa Fidelis, Eliane Gonçalves, Karina Wildner, Monique Dasenbrock e Saluana Selau
Conteúdo: Relaxamento Corporal
Justificativa: O mundo moderno mudou substancialmente o modo de vida das pessoas. O expediente de trabalho invade cada vez mais o horário de lazer. Quanto mais produtivos nos tornamos, mas trabalho arrumamos e as cobranças só aumentam. Ficamos estressados por diversos motivos, por problemas em casa, no trabalho, no trânsito, enfim são vários motivos que podem nos deixar desgastados tanto física, quanto mentalmente. Desse modo, para amenizar toda essa tensão e o estresse diário, uma dica é fazer um relaxamento corporal. (GUSMÃO, 2013).
GUSMÃO, Aucelio. O Estresse do cotidiano. Disponível em < http://abelardo.com.br/2011/06/o-estresse-do-cotidiano/> Acesso em: 09/04/2013.
Abordagem: O tema abordado requer uma abordagem Andragógica, pois o participante tem um papel mais ativo no processo de aprendizagem, onde as atividades são centradas no seu próprio desenvolvimento e nas relações que ele estabelece com o seu entorno, tanto com as demais pessoas, como com o ambiente. A aprendizagem é por experimentação, facilitada pelos instrutores e permite momentos reflexivos. (TEIXEIRA, 2013).
Objetivos: • Melhorar a percepção sobre o próprio corpo, a fim de identificar pontos de tensão; • Disseminar técnicas de relaxamento, que podem ser utilizadas em qualquer momento do dia; • Diminuir o nível de estresse, causados por problemas do dia-a-dia.
Público Alvo: Alunos de Pós graduação do curso de Psicologia organizacional – Turma 10, da FADERGS.
Critérios para o acompanhamento da aprendizagem: Será levada em consideração a participação ativa e o