Recursos humanos
O principal papel do RH é cuidar das pessoas para os gestores servindo de ponte entre o funcionário e o gestor, dentro da política institucional da empresa, ou seja, o RH deve ser uma espécie de consultor interno a serviços dos seus lideres, nesse contexto o RH deve entender profundamente sobre o negocio da empresa, contribuindo inclusive com a construção e implementação das estratégias corporativas e diminuindo a distancia entre competências organizacionais e competência das pessoas. Por esse motivo o RH deve ser uma posição estratégica trabalhando lado a lado com a administração.
O que é o RH:
Recursos Humanos que é a junção de métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar, disciplinar e potencializar o capital humano.
Está ligado a toda parte de gestão da empresa, desde recrutamento/seleção, administração de partes burocráticas do funcionário como registro, atualizar as carteiras de trabalho, alterações salariais, mudança de cargos, rodarem a folha de pagamento, rescisão, etc...
Além disso, faz analises de como está o desempenho dos funcionários da empresa podendo fazer avaliações periodicamente, levantamento de necessidades para treinamento, plano de carreira.
Enfim a área de RH é o braço direito do dono da empresa para que a Gestão de pessoas seja uma realidade.
Pra que serve:
Tem por finalidade operacionalização e prestação de serviços ao recrutamento, seleção, treinamento, benefícios, segurança no trabalho, remuneração, rotinas trabalhistas, dar um rumo ao colaborador na direção dos objetivos e metas da empresa.
Quem é o pai:
Frederick Taylor nasceu na Filadélfia em 1856, ele foi um engenheiro mecânico é considerado o pai também do RH, por desenvolver e propor “métodos científicos cartesianos” (filosofia moderna) na administração das empresas.
Quem são os grandes conhecedores do assunto:
Sergio Emilio Gusella
Formado em Pedagogia, com especialização em Administração de