Recursos humanos
Trabalho acadêmico apresentado como requisito para a avaliação na disciplina de Técnica de Negociação ministrada pela Professora MSc. Karem Grubert Rojas. Tutor a Distância Professora Bruna Cristiane de Sá, pela Professora Fernanda Maria Munhoz Salgado- Tutora Presencial.
São Paulo, 17 de abril de 2013.
Roteiro de preparação para negociação salarial.
Para ser bem sucedido em qualquer tipo de negociação, precisamos saber o tipo psicológico do nosso oponente, quanto mais informações sobre o gestor e a empresa, mas chance de sucesso na negociação.
Numa negociação salarial, alguns preceitos precisam ser considerados.
O empregador vai assumir que o colaborador esta satisfeito com o que ganha, que resume ‘’quem não chora não mama’’, porém será necessário confirmar se o colaborador merece e se ele esta preparado para negociar.
O negociador deve conhecer a vida financeira e o que a empresa é no mercado, assim poderá trocar o máximo e o mínimo aceitável para os dois, o negociador precisa saber o lugar do colaborador no mercado, o salário em outras empresas, isto serve de base para uma argumentação.
O colaborador precisa conquistar o seu empregador, mostrar que realmente ele vale o que ganha.
O especialista Marcio Miranda diz:
“O que mais surpreende o outro lado é você estar preparado, e para isso, precisa fazer um planejamento adequado, se você for um negociador médio e se preparar, você leva vantagem sobre um supernegociador despreparado”.
O negociador deve evitar algumas situações como por exemplos:
• Ignorar a situação econômica da empresa.
• Falta de planejamento.
• Propagar o pedido de aumento, o pedido deve ser feito apenas ao profissional que deve ter o poder de decisão.
• Blefar, falar de outra empresa, neste caso você pode ganhar uma “boa sorte”.
• Usar argumentos artificiais.
• Basear em tempo de empresa.
• Usar argumentos pessoais, a necessidade pessoal não tem nada haver, o que vale é a