Recursos humanos
FEIRA DE SANTANA/BA
2013
Sumário
Roteiro para Negociação Salarial 01
Considerações Finais 03
Anexo 04
Texto 1: Conceitos de Negociação 04
Texto 2: Negociação 05
Conclusão 07
Referências 08
Texto 3 Habilidades de um bom Negociador 09
Referências 11
1 ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS
Antes de agendar a reunião com o chefe, o profissional deve estar a consciente da remuneração do mercado e, além disso, deve conhecer a política salarial da empresa em questão.
Deve se fazer uma pesquisa de mercado e leve em conta suas necessidades, estabeleça um nível razoável para o salário e benefícios adicionais. Certifique-se de que estes valores irão atender às suas expectativas, para que não haja problemas futuros. Tenha justificativas convincentes para defender sua proposta, como experiência e competência.
Evite situações hostis fazendo uma oferta razoável e apropriada e permaneça nesta posição até a outra parte oferecer uma boa razão para você mudar. O objetivo é atingir um acordo que satisfaça ambas as partes, se a discussão está longe de um acordo, pense em outra proposta.
Deixe o chefe saber que você vai ouvir e procurar entender o ponto de vista da empresa. Ao mesmo tempo, mostre que você espera o mesmo. Assim, vocês trabalham em conjunto para chegar a um consenso. Evite ultimatos, ameaças e outros comportamentos rígidos e crie possíveis soluções para um impasse e colocando-as na mesa. Juntos, sem compromisso formal, empresa e funcionário pode decidir qual é a mais vantajosa para ambos.
É muito mais fácil persuadir alguém quando a proposta é fundamentada em um critério objetivo, como pagamento por experiência, competência ou