Recursos humanos
Professor Responsável: Vágner Ricardo A. Pereira
Relatório Acústica
Aluno: Ronne Roger S. Souza R.A: 509401
Barretos
Novembro 2010
Responder as questões
1. Qual a diferença entre Intensidade e Nível Sonoro?
Intensidade, é a característica do som que nos permite distinguir um som forte de um som fraco e está relacionada com a energia transportada pela onda que, quanto mais perto da fonte mais forte será o som e mais afastado da fonte, mais fraco. A intensidade do som está relacionada com a amplitude. Som mais forte tem maior amplitude e som mais fraco, menor amplitude. Nível sonoro é a relação entre as intensidades sonoras que se mede com aparelhos chamados sonômetros e tem como unidade o dB, onde o nível sonoro mínimo detectado pelo ouvido humano (constitui o limiar da audição) é 0 e o valor 120 dB corresponde ao nível sonoro máximo suportável pelo nosso ouvido (constitui o limiar da dor).
2. O que é Batimento?
Designamos por BATIMENTO ao fenômeno que acontece quando existe uma superposição entre duas fontes emissoras de ondas que produzam ondas que possuam a mesma direção, amplitude e freqüências próximas "f1" e "f2". Pelo fato das freqüências diferirem uma da outra, haverá momentos de interferência construtiva, onde a amplitude resultante será grande e momentos de interferência destrutiva, acarretando numa amplitude diminuta.
3. O que é Efeito Doppler?
O Efeito Doppler ocorre devido ao movimento da fonte em relação ao observador ou do observador em relação à fonte ou de ambos. A freqüência recebida pelo observador (aparente) é diferente da freqüência emitida pela fonte (real).
Quando observador e fonte se aproximam, a freqüência recebida pelo observador (aparente) é maior que a freqüência emitida pela fonte (real) e quando observador e fonte se afastam, a freqüência recebida pelo observador (aparente) é menor que a freqüência emitida pela fonte (real).
4. Para cada conceito