Recursos Humanos
As políticas de recursos humanos referem-se às maneiras pelas quais a empresa pretende lidar com seus colaboradores e por intermédio deles atingir os objetivos organizacionais. Adotando estas políticas, a empresa proporcionará condições também para o alcance de objetivos individuais. Cada empresa desenvolve sua política de recursos humanos, adequada a sua filosofia, necessidades e estratégias.
Recrutamento e seleção O recrutamento poderá ser interno ou externo. O recrutamento interno ocorre quando a empresa dá prioridade a seus funcionários para concorrer às vagas disponíveis. Tal iniciativa demonstra preocupação com o crescimento profissional e favorece o clima motivacional. A escolha, contudo, deverá obedecer aos corretos critérios de recrutamento. O colaborador deverá ter perfil adequado ao cargo a ser preenchido, ou seja, deverá satisfazer aos requisitos de qualificação profissional exigidos.
O recrutamento externo é utilizado para localizar no mercado possíveis candidatos para participarem do processo de seleção. O recrutamento poderá ocorrer através de anúncios na imprensa, agências de empregos, entidades de classe, escolas, universidades, etc.
Na seleção será possível a verificação de características, habilidades, atitudes e conhecimentos declarados pelo candidato e desenvolvidos em empregos/estágios anteriores.
Concluído o processo de seleção, o funcionário deverá ser treinado, para facilitar sua ambientação e a assimilação da cultura organizacional.
Políticas de Recursos Humanos As ações referentes a gestão de pessoas requerem contínua manutenção. São políticas de RH: determinar a remuneração direta e indireta do colaborador; manter a força de trabalho motivada, participativa e produtiva; manter em bom estado as condições físicas, ambientais, de higiene e segurança, que envolvem o desempenho de tarefas; ter bom relacionamento com sindicatos e representações de pessoal, etc. Após o levantamento, o desenvolvimento e a execução dessas