Recursos Humanos
I. Introdução
No âmbito da Unidade Curricular de Recrutamento e Selecção, leccionada pela docente, foi proposto a realização de um trabalho individual prático. Para tal efeito, escolheu-se um tema, das várias temáticas seleccionado pela mesma. Deste modo, o presente estudo refere-se sobre o Assessment Center.
A selecção é uma das práticas da Gestão de Recursos Humano de grande relevância a nível organizacional. Os gestores nesta área estão cada vez mais atentos em adoptar estratégias de actuação que optimizem a relação da satisfação dos indivíduos com o rendimento profissional.
Contudo, para tal, é fundamental escolher um método adequado para permitir uma melhor selecção do pessoal.
O Assessment Center é considerado como um método eficaz na selecção do pessoal.
Neste sentido, o presente estudo, visa explicar a finalidade desse método, nomeadamente, dá respostas a questões tais como: o que é? Quando surgiu? Para que serve? Como se faz? Para quem se faz? (…)
Deste modo, o estudo inicia com uma breve caracterização histórica e termina dando resposta a esta questão, “ Assessment Center, Moda ou Solução?”
1
Recrutamento e Selecção
Gestão de Recursos Humanos
II. Enquadramento Teórico
Caracterização Histórica
O Assessment Center é um método que foi desenvolvido por psicólogos alemães, na década de 20. Este método foi utilizado pela primeira por British Army’s Office
Selection Board na II Guerra Mundial para a selecção de espiões e oficiais.
Nos EUA é actualmente utilizado e reconhecido como um método fidedigno e válido na apreciação do potencial de gestão, enquanto que, em Portugal, esse método não é muito utilizado porque despende custos elevados, no entanto, é reconhecido como um método de validade racional significativa relativamente a outros.
Conceito do Assessment Center
Segundo Moses & Byham, (1982), Citado por Caetano, A. e Vala, J., (2002) o
Assessment Center é um método múltiplo