recursos humanos
O filme mostra à vida dos trabalhadores em uma grande exploração a revolução industrial, era serviço grosseiro e porem demais estressantes porque eram muito repetitivos, assim os operários executava mesma tarefa o dia todo.
Mostra o operário e ator principal Charles Chaplin, que é o principal da história ele aperta o parafuso com duas chaves o dia inteiro, com o passar dos dias o controle era ainda maior, eram vigiados tempo todo pelo presidente que os controlava até mesmo no banheiro.
Agilidade o tempo todo, rapidez, os operários não eram vistos como pessoas e sim maquinas humanas sem valor nenhum, a empresa só pensa no lucro dela, só um funcionário que para devido a linha de produção acarreta de atrapalhar dos demais que estão na linha de produção.
Com pressão e cobrança o tempo todo o operário Charles Chaplin se esgotou até o fato dele chegar ao de ter um descontrole mental, ele sai pela indústria e pelas ruas querendo apertar tudo que se tem uma aparência de parafuso, botões de roupas etc. Ficou pirado a ponto de ser internado em um hospício, ficou lá até ficar recuperado, mas na sua alta para voltar a trabalhar, na saída havia uma manifestação com os grevistas por ele estar saindo da clinica neste momento teve o azar de ser confundido com o chefe que comandava os grevistas e vai para a cadeia, fica preso por um tempo, fica amigo quando sai o delegado da uma carta para ele trabalhar em uma empresa.
Onde sai e encontra a namorada que é a órfã que teve suas duas irmãs separadas quando o pai delas faleceu, ela ficou pelas ruas porque fugiu dos caras que iria levar para um possível abrigo para menor.
Então ela vivia pelas ruas andando e roubando para sobreviver, então os dois passaram a andar junto, e a morar em uma casinha muito humilde, ela era dançarina.
Na indústria na era da evolução industria havia uma grande concentração na área de produção, ficavam sempre em cima deles, devido as salas serem pequenas todas tinham um painel