Recursos Humanos
A Administração de Recursos Humanos é um subsistema organizacional responsável pelo planejamento da organização e pelo controle dos recursos humanos, desenvolve a função de acessoria onde planeja as atividades de recursos e pessoas para que a organização alcance seus objetivos.
O processo de demissão em qualquer empresa é sempre inevitável, todos os colaboradores empregados estão suscetíveis a esse processo seja por novas diretrizes da empresa ou rendimento insuficiente do colaborador.
Dentro das diversas atividades que a Administração de Recursos Humanos desenvolve como seleção, recrutamento existe também o outplacement. Neste trabalho abordaremos essa técnica de reestruturação e recolocação de profissionais de cargos executivos no mercado de trabalho, que apresenta ao funcionário demitido uma nova opção para crescimento profissional e desenvolvimento pessoal, e ao empregador uma forma de viabilizar processos de demissão, além de contribuir para a boa imagem da empresa junto a seus outros colaboradores, fornecedores e clientes.
2 ORIGEM OUTPLACEMENT
O Outplacement surgiu nos Estados Unidos na década de 1960, como uma técnica de Recursos Humanos. Na época visava ajudar cientista e engenheiros vitimados pelas demissões decorrentes da recessão vivida pelos setores aeroespacial e eletro-eletrônico, na busca de novas oportunidades de trabalho. Mas sua maior projeção mundial se deu a partir de 1975.
No Brasil, essa política é recente, surgiu no final da década de 70, e sua prática em 1989, introduzindo o novo formato de Curriculum Vitae.
Segundo Macedo (1994):
Uma das primeiras empresas a oferecer o serviço de outplacement no Brasil, foi Gutemberg Consultores, a qual tem assistido desde então centenas de empresas e tem obtido, mesmo nos períodos mais duros e difíceis da recessão, cerca de 96% de sucesso em todos os seus trabalhos.
Nova linguagem, novo estilo, candidatos se apresentando através de uma técnica e preparo