Recursos humanos
Ornellas e Associados
A ARTE DE OUVIR
Comunicação é um processo de duas vias. Se você não consegue ouvir e entender o que estão dizendo, não há comunicação. Para que uma comunicação seja efetiva, você precisa ouvir ativamente. Isto pode parecer óbvio, na medida que a ação de ouvir é passiva, no entanto existe sim uma grande diferença entre escutar o que está sendo dito e ouvir ativamente e, consequentemente, compreender o significado da comunicação. Vale destacar que esta habilidade está sendo hoje considerada crítica quando o assunto é comunicação.
Isso acontece porque normalmente colocamos a responsabilidade e foco da ação no emissor. Como emissores, estamos tão voltados para nós mesmos, cuidando do que queremos comunicar, cuidando dos meios que iremos usar para transmitir e com isso esquecemos de colocar foco no receptor. Quem é meu receptor? Que linguagem será mais adequada? Ele entendeu a mensagem e está pronto a dar o resultado que esperamos? Ouvir ativamente, observar e olhar cuidadosamente seu interlocutor são habilidades importantes, porque desta forma você poderá primeiro reconhecer quem é seu interlocutor e segundo perceber se a mensagem está alcançando seu êxito.
Muitos estudos e observações demonstram como é deficiente nossa capacidade de ouvir e quanto tempo, energia e dinheiro é jogado fora por causa disso.
O Departamento de Oratória da Universidade de Minesota realizou pesquisas nesse sentido tendo concluído que em media 40% do trabalho diário de um funcionário de escritório é dedicado a ouvir e que a eficiência dessa atividade não passa de 25%.
A simples observação das atividades de qualquer pessoa nos mostra claramente que a grande maioria está bem mais preocupada em falar, em se fazer compreender e em persuadir do que em escutar integralmente.
A natureza nos deu dois ouvidos e uma só boca. A velha filosofia chinesa ensina que falar é plantar e ouvir é colher.
Ouvir é um processo sensorial e