Diversos
- inundações e enchentes
- movimentação de solos/rochas
- Tempestades
Fenômenos do processo da dinâmica superficial:
-Erosão / - Movimentação de Massas / - Inundações/ - Obras de Contenção
EROSAO: processo de desagregação e remoção de partículas do solo ou fragmentos e partículas de rochas pela ação combinada da gravidade com a água, vento, gelo e/ou organismos (planta e animais)
- Erosão Laminar ou lençol – Ocorre quando a água escoa uniformemente pela superfície do terreno, transportando as partículas de solo, sem formar canais definidos.
- Erosão Linear – causada pela concentração de escoamento superficial e de fluxos d’água em formas de filetes
*SULCO: Tipo de erosão no qual o fluxo de d’água ao atingir maior volume transporta maior quantidade de partículas, formando incisões na superfície de ate 0,5 m de profundidade e perpendicular às curvas de níveis.
* RAVINAS: As águas de escoamento superficial escavam o solo ate seus horizontes inferiores, possui profundidade superior a 0,5 m, forma retilínea, alongada e estreita.
* BOCOÇOROCAS: É o estagio mais avançado da erosão linear, ocorre o aprofundamento da erosão ate atingir o nível freático que aflora no fundo do canal. Desenvolvem-se por processos análogos aos dos vales, aprofundam-se por erosão vertical, alongam-se por erosão regressiva e alargam-se por degradação das encostas.
Técnicas de controle e estabilização de boçorocas:
- Avaliar todo o seu entorno, em termos de conservação de solo;
- Identificar os fatores de degradação que geraram e mantém o processo erosivo;
- Adotar técnicas de conservação da terra;
- Tomar medidas de intervenções, que seria realizar um desvio de água da chuva, efetuando aberturas de canais de contorno próximo ao inicio da boçoroca. Este canal deve ter cerca de 50cm de largura por 80cm de profundidade aberto cerca de 10 m