RECURSOS HUMANOS
Mesmo com o passar dos dias e as mudanças culturais e interpessoais, com os mais diversos conceitos de gestão que temos nas nossas organizações, ainda vemos que o ser humano, objeto do trabalho e de mão de obra, tem seus direitos fundamentais à intimidade e à vida privada brutalmente violados. O caso ocorrido com o HSBC, em que o mesmo é multado em 67,5 milhões por espionar funcionários, nos mostra que os valores e a ética ainda deixam de ser considerados em algumas gestões. Veremos então as politicas adotadas pela empresa que feriram os valores éticos de seus funcionários.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 HSBC É MULTADO EM 67,5 MILHÕES POR ESPIONAR FUNCIONÁRIOS
O banco HSBC, cuja sede administrativa é localizada em Curitiba, foi condenado a pagar R$ 67,5 milhões como indenização por dano moral coletivo por ter praticado espionagem contra seus empregados em várias cidades no Brasil, entre os anos 1999 e 2003.
Segundo informações do Ministério Público do Paraná, o HSBC espionou 152 pessoas em diversos estados brasileiros, a pretexto de investigar o número supostamente elevado de trabalhadores afastados por motivos de saúde.
2.2 VALORES QUE NÃO FORAM CONSIDERADOS PELA EMPRESA
Cada empresa tem uma motivação e uma identidade específica. Uma empresa se destaca das outras não só pela sua área de atuação, mas também pelo claro desenvolvimento e divulgação da sua missão, visão e valores.
Assim, os valores de uma empresa consistem em comportamentos que determinam como ocorre a gestão de uma empresa. Uma empresa sustentável costuma estar alicerçada em valores como honestidade, responsabilidade social, integridade, inovação, sustentabilidade, transparência, inteligência, inspiração, flexibilidade, entre outros.
• Honestidade: o que é verdadeiro em seus atos e declarações, não propenso a enganar, mentir ou fraudar.
• Responsabilidade social: é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais