Recursos Humanos
Para ter sucesso na carreira, é esperado que um profissional busque as melhores especializações e esteja em constante aprimoramento de seus conhecimentos. É preciso que ele seja especialista em sua área, e esteja se desenvolvendo sempre.
© Depositphotos.com / ivelinUm profissional ético deve ser, essencialmente, honesto, discreto e respeitoso.
Hoje em dia, muito se fala sobre os aspectos comportamentais que impulsionam a carreia de um profissional até o seu objetivo, seja em qual área for. Nesse sentido, profissionais apostam todas as suas fichas em sua carreira, dando o melhor de si e buscando se destacar entre os demais.
Outro fator que deve ser levado em conta na ascensão da carreira é a conduta ética, um conjunto de valores morais que conduzem os comportamentos em nossa sociedade, bem como em nossos lares e organizações.
Algumas profissões possuem seu próprio código de ética — como o de medicina, odontologia, direito, militar e jornalista —, que visa regulamentar o desempenho desses profissionais de maneira a supervisionar e, quando necessário, punir.
Veja 3 dicas para manter a ética profissionalHonestidade: é um aspecto fundamental tanto para nortear condutas profissionais como pessoais. A palavra, de origem grega, significa dignidade e honra. Na prática, honestidade é o ato de ser uma pessoa íntegra. Mentira, fraude, omissão, roubo, espionagem, entre outros, são considerados atos de desonestidade;
Discrição e sigilo: é muito importante que profissionais mantenham as informações da empresa em sigilo. Algumas não devem ser comentadas nem dentro da organização. Esse tipo de atitude é requerida para preservar a imagem da empresa, bem como seus projetos e objetivos;
Respeito: respeite o próximo e sempre siga as regras básicas de etiqueta profissional. Trate seus colegas, subordinados e superiores de maneira respeitosa. Preconceito e difamação não são comportamentos aceitáveis.