Turismo de Negócios - Portugal
5. Requisitos do Sector
No mercado das reuniões, os requisitos mais importantes estão directamente ligados aos aspectos que permitem realizar a actividade principal nas melhores condições materiais, técnicas e organizativas.
De acordo com os resultados de um estudo realizado sobre o Mercado de Reuniões na europa, realizado pela THR (Turismo Hotelaria Recreação), com base numa pesquisa de 200 utilizadores institucionais e corporativos e 50 intermediários especializados, podem identificarse 4 grandes categorias, em função da importância concedida a cada um dos requisitos que deve cumprir a oferta neste sector.
Categoria 1:
A adequação quantitativa e qualitativa das instalações, equipamentos e serviços para a reunião, em determinada situação, as condições de acessibilidade, comunicação e preço, constituem o núcleo principal da utilidade comprada pelo utilizador.
Categoria 2:
A experiencia e know how do pessoal é um componente importante mas menos decisivo na percepção de utilidade.
Categoria 3:
Formada por alguns componentes ligados ao Centro de Reuniões, mas não directamente à actividade principal, como o alojamento no próprio Centro, a disponibilidade de serviços complementares e as condições da zona envolvente.
Categoria 4:
Formada pelos componentes externos ao Centro de Reuniões, como a imagem e prestígio do local, ou a oferta comercial, turística e de lazer.
GRAFICO DA PAG.25 – Importância dos requisitos que deve cumprir um centro de reuniões.
Ao analisar o gráfico podemos observar que, no que diz respeito as instalações, equipamentos e serviços, os intermediários parecem ser mais exigentes do que os utilizadores. Podemos observar também uma discrepância na avaliação do preço, que é um dos facotes mais importantes para os intermediários que para os utilizadores finais.
1 – Quota de Mercado
Actualmente, a nossa capital tem uma participação relevante no mercado das reuniões, incluindo as viagens de incentivos. A