recursos humanos
O depatamento de Recursos Humanos, que deve ter a responsabilidade de prover apoio a todas áreas da organização, fornecer ferramentas, prestar consultorias para que as áreas saibam gerir seus recursos, mas a responsabilidade pelo contato diário com as pessoas é do gestor da área onde elas atuam. Como situado no texto muitas vezes o gestor joga responsabilidade de resolver o problema dos colaboradores para o RH, são pouco os chefes que resolve o problema de seus colaboradores. Em grande parte das empresas o departamento de Recursos Humanos é um mero gestor na área de recrutamento e seleção, rescisão ou benefícios. E não deveria ser assim, pois para mudar essa realidade, no entanto, o executivo defende que, em pelo menos uma situação, é inevitável mudança.
O RH tem o papel nas companhias de responsabilidade de prover apoio a todas áreas da organização, fornecer ferramentas, prestar consultorias para que as áreas saibam gerir seus recursos, mas a responsabilidade pelo contato diário com as pessoas é do gestor da área onde elas atuam”. em uma grande quantidade de empresas, o departamento de Recursos Humanos é um mero gestor na área de recrutamento e seleção, rescisão ou benefícios. “Mas não deveria ser assim”, condena Bichuetti.
"O papel do RH é estabelece as políticas e os procedimen- tos a serem observados pelos gestores e assegura que sejam seguidos, atua como seu conselheiro e garante que as pessoas sejam tratadas com digni- dade. Mas não deve aceitar solicitações de gestores, qualquer que seja seu nível, para comunicar o desligamento a funcionários desses gestores. É recomendável incluir módulos sobre comporta- mentos de gestores em processos de demissão nos programas de treinamento da empresa."
Seria interessante as escolas dar uma ênfase a Gestão de Pessoas, para formar profissionais que saba gestar uma equipe ou até mesmo uma empresa, seber motivar e orientar os colaboradores e caso precise promova um novo planejamento.
Para mudar