Recursos Humanos
O fenômeno da avaliação de desempenho ou do julgamento de outro é uma expressão cotidiana no processo de percepção social, embora não seja uma tarefa fácil de ser realizada, porque envolve fatores como percepção, expectativas, valores e emoções de quem avalia e é avaliado. O instrumento mais utilizado nas empresas tem sido a avaliação de desempenho. Essa não é uma prática muito nova. Com o surgimento da Escola das Relações Humanas, algumas indagações foram feitas sistematicamente na organizações:
- O que leva o homem a ser mais eficiente e produtivo? - Qual a força básica que impulsiona suas energias `a ação? - Quais as suas necessidades?
- Qual o ambiente mais adequado para um melhor desempenho?
As mudanças do ambiente externo, o avanço tecnológico, os fatores políticos e sociais, a complexidade da relação empresa/empregado, portanto, requerem que as organizações se desenvolvam de forma a atender `as exigências da sociedade na qual estão inseridas. O desenvolvimento da competência e do potencial das pessoas é o caminho para se obter melhor desempenho, maiores responsabilidades e comprometimento com os resultados desejados.
As organizações vêm, portanto, exigindo cada vez mais empregados criativos, capazes de aprender sempre e que alcancem resultados dentro das expectativas desejadas. Em consequência, o corpo gerencial deve exercer o papel de coordenador e catalizador de talentos, com ênfase na parceria, ou seja, na participação do empregado nos negócios da empresa.
DEFINIÇÕES:
Para Chiavenato (1990), avaliação de desempenho é uma sistemática apreciação do desempenho do indivíduo no cargo e de seu potencial de desenvolvimento no trabalho.
Lucena (1988) propõe três definições para se entender melhor a avaliação de desempenho:
Avaliação - No sentido lato, avaliação compreende a verificação formal e metódica realizada em datas