Recursos humanos
Trabalho realizado por:
José Almeida
Índice
Introdução Página 3
Tipos de Mudança Página 4
O processo de mudança Página 5
Factores de resistência à mudança Página 7
Os líderes e a mudança Página 8
Conclusão Página 9
Webgrafia Página 10
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Gestão de Recursos Humanos, leccionada no 2º ano, da licenciatura de Turismo, foi-nos proposto um trabalho acerca de um tema dado nas aulas. A minha escolha foi o tema Mudança Organizacional nas empresas.
A gestão de recursos humanos tem o papel de mudar as pessoas para que a organização seja eficiente, eficaz e económica e assim atingir o objectivo desejado.
A gestão da mudança organizacional implica diagnóstico; intervenção e avaliação. A mudança, no entanto, é sempre difícil, uma vez que as pessoas baseiam a sua actuação pela conformidade com o seu passado, sendo difícil convencer as pessoas de que o que foi causa de sucesso no passado, não continuará a sê-lo no futuro devido às mudanças que se verificam ao longo dos anos.
A mudança organizacional é uma realidade do mundo actual e provavelmente não mudará tão cedo. As empresas devem esperar enfrentar ainda mais mudanças no futuro, a um ritmo cada vez mais acelerado. As organizações têm que lidar com novas tecnologias e actualizações das tecnologias existentes. Têm que enfrentar reorganizações empresariais, iniciativas de melhoria de processos e também junções e aquisições.
Tipos de Mudança
Existem diferentes tipos de mudanças organizacionais. As organizações podem inovar numa ou mais áreas, dependendo das forças internas e externas de mudança.
Mudanças Tecnológicas
É o processo de produção da organização, ou seja, à forma como a organização realiza o seu trabalho. São dimensionadas para tornar mais eficaz o processo de produção de um produto ou a prestação de um serviço. Os empregados nos níveis hierárquicos mais baixos