recursos humanos
ÉTICA E CIDADANIA ORGANIZACIONAL
Goianésia/2012.
1 - Relações humanas
O significado das relações humanas
Verificando em um dicionário o significado da expressão relações humanas, encontramos explicações assim: estabelecimento e/ou manutenção de qualquer contato entre seres humanos ou convivência entre pessoas. Isto quer dizer que, quando as pessoas iniciam um contato ou convivem regularmente, estão mantendo uma relação humana. Este seria, então, o sentido comum de relações humanas.
As relações humanas entre indivíduos têm vida própria e peculiar, que ultrapassa as características de seus componentes e se manifesta não só na relação de um grupo com outro, mas também, e principalmente, nas relações que os membros de um grupo mantêm entre si.
Do ponto de vista teórico as relações humanas resultam da mútua interação interindividual e coletiva, esta interação gera uma dinâmica que é uma área das ciências sociais, em particular da sociologia e da psicologia.
Do ponto de vista aplicado ou técnico, as relações humanas são medidas e direcionadas pela dinâmica de grupos, que é o método de trabalho baseado na teoria do relacionamento interpessoal.
CONHECENDO OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DAS RELAÇÕES HUMANAS
Iniciando a conversa
ESTRELAS E COMETAS
(autor desconhecido)
Há pessoas estrelas; há pessoas cometas. Vocês é que devem decidir.
Os cometas passam. Apenas são lembrados pelas datas que passam e retornam.
As estrelas permanecem. Os cometas desaparecem.
Há muita gente cometa. Passa pela vida da gente apenas por instantes, gente que não prende ninguém e a ninguém se prende. Gente sem amigos. Gente que passa pela vida sem iluminar, sem aquecer, sem marcar presença.
Importante é ser estrela. Estar presente. Marcar presença. Estar junto. Ser luz. Ser calor. Ser vida. Amigo Estrela. Podem passar os anos, podem surgir distâncias, mas a marca fica no