Recursos humanos
Este resumo foi extraído da aula ministrada pela Profa. Ms. Maria do Carmo Schimidt – MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. Fevereiro de 2011.
A avaliação do processo de recrutamento e seleção ocorre em três níveis distintos:
Medidas de critério global: 1.se os cargos foram preenchidos; 2.se os cargos foram preenchidos no tempo normal; 3. se os cargos foram preenchidos em custo baixo;
Medidas de critério voltado para o recrutador: 1.Número de entrevistas realizadas; 2.Qualidade dos entrevistados avaliados; 3. Porcentagem de recomendados admitidos; 4.Recomendados admitidos com bom desempenho; 5.Recomendados admitidos com bom desempenho;
Medidas de critério orientado para o método de recrutamento: 1.Número de candidatos apresentados; 2.Custo por candidato; 3.Tempo requerido para atrair candidatos; 4.Custo por admissão; 5.Qualidade de candidatos admitidos (rotatividade, desempenho etc.)
Quanto ao processo de seleção , o melhor é o candidato que se identifica com a cultura, a política e que tenha as competências individuais alinhadas as competências organizacionais da empresa. Este candidato tem possibilidades reais de oferecer bons resultados no curto, médio e longo prazo.
O fluxo do processo de recrutamento consiste em avaliar o perfil do candidato as competências requeridas pela função, pela empresa e sua cultura, com vistas ao 'total' alinhamento com os objetivos estratégicos da empresa.
O processo de seleção deve ser pautado em critérios objetivos utilizando ferramentas, tais como entrevista semi ou estruturada, análise de currículo, testes e referências pessoais.
A entrevista não é um bate-papo e requer uma preparação prévia do entrevistador.
Ao receber o candidato deve-se abordar histórico profissional, formação escolar, dados familiares, dados sociais e financeiros, explicações sobre o cargo e a remuneração, perguntas gerais do candidato e análise do interesse e