Psicologia social
– LINGUAGEM E CONHECIMENTO
# Linguagem # É um produto social que surge a partir da relação com o outro * Poder da Linguagem Quando é estabelecido um significado único e inquestionável. Influenciador – pessoa que fala Influenciado – ouvinte * Discurso É o modo como naturalmente as pessoas pensam Onde os dados da realidade são acessados
* Não é possível compreender o homem sem a linguagem, e vice–versa. São elementos indispensáveis. *
# Conhecimento # De acordo com o senso comum, conhecimento é algo que se tem, não se tem ou se pode ter. Pode ser acumulado e guardado. Pode converter-se em mercadoria: ser vendido ou transmitido. Existem conhecimentos verdadeiros e falsos que podem, ou não, ser comprovados empiricamente.
* Conhecer é construir sentidos.* * Conhecimento Desvinculado – como se o conhecimento acontecesse somente na cabeça do individuo.
– COMUNICAÇÃO E IDENTIDADE
# Comunicação # A comunicação serve como mediadora das relações sociais para criar ou cristalizar opiniões ou atitudes nas pessoas.
# Identidade # Este termo nasce do Homem enquanto sujeito histórico-social. Não é inata e pode ser entendida como uma forma sócio histórica de individualidade. Pode ser utilizada para expressar uma singularidade construída na relação com outros homens.
– SUBJETIVIDADE E GÊNERO
# Subjetividade # Conteúdo do nosso ser é constituído por milhões de relações e experiências, em constante mudança. O sujeito se constrói numa relação com o outro.
# Gênero # Sexo – dividido em feminino e masculino Gênero – são as maneiras que as diferenças entre homens e mulheres assumem nas diferentes sociedades no transcorrer da história. – conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas as pessoas, de forma diferenciada de acordo com o sexo