recursos humanos
1. Segundo Marilena Chauí, explique como os gregos tratavam a política: por que se diz que tratavam a política como valor? Qual a finalidade da política paraeles?
Quando lemos os filósofos gregos e romanos, observamos que tratam a política como um valor e não como um simples fato, considerando a existência política como finalidade superior da vidahumana, como a vida boa, entendida como racional, feliz e justa, própria dos homens livres. Embora considerem a forma mais alta de vida a do sábio contemplativo, isto é, do filósofo, afirmam que,para os não-filósofos, a vida superior só existe na Cidade justa e, por isso mesmo, o filósofo deve oferecer os conceitos verdadeiros que auxiliem na formulação da melhor política para a Cidade.Para os gregos, a finalidade da vida política era a justiça na comunidade.
2. Dois vocábulos gregos são empregados para compor as palavras que designam os regimes políticos: arche e kratos. Doponto de vista desses vocábulos, quais os regimes políticos possíveis?
As palavras compostas com arche (arquia) designam quantos estão no comando. As compostas com kratos (cracia) designam quemestá no poder. Assim, do ponto de vista da arche, os regimes políticos são: monarquia ou governo de um só (monas), oligarquia ou governo de alguns (oligos), poliarquia ou governo de muitos (polos)e anarquia ou governo de ninguém (ana).
Do ponto de vista do kratos, os regimes políticos são: autocracia (poder de uma pessoa reconhecida como rei), aristocracia (poder dos melhores), democracia(poder do povo).
3. Como os gregos concebiam a ética?
Se a política tem como finalidade a vida justa e feliz, isto é, a vida propriamente humana digna de seres livres, então é inseparávelda ética.
De fato, para os gregos, era inconcebível a ética fora da comunidade política – a polis como koinonia ou comunidade dos iguais -, pois nela a natureza ou essência
humana