recursos humanos
Diante das mudanças do mundo globalizado da era moderna, a área de Recursos Humanos vem se transformando a cada dia que passa. As empresas perceberam que as pessoas fazem parte de um sistema nervoso, que constitui a inteligência nos negócios e a racionalidade nas decisões.
Por isso, tratar as pessoas como recursos organizacionais é desperdício de talentos e de massa encefálica produtiva. Hoje, a Administração de Recursos Humanos não encara mais os funcionários como trabalhadores remunerados em função do tempo disponibilizado para organização, mas sim como parceiros e/ou colaboradores dos negócios da empresa.
Para que essa nova tendência viesse à tona, foi necessária a sucessão de vários desdobramentos da atividade laboral do ser humano, que, no decorrer dos anos da história da humanidade, mostrou um trabalho estruturado sob as mais variadas formas, tipos e usos, levando à quebra do paradigma, segundo o qual o homem é visto como uma máquina mecanizada, em meados da Revolução Industrial, com o surgimento de um novo conceito de trabalho, que terá suas diretrizes alinhadas com o passar dos anos do século XX. O século XX, conhecido como o da burocracia ou das fábricas, é responsável por grandes mudanças e transformações que influenciaram de maneira determinante as organizações na administração e no comportamento, principalmente no que diz respeito à filosofia e às práticas de lidar com pessoas que participam das organizações como um todo. Neste período de evolução, podemos observar claramente três eras distintas: Era Industrial Clássica, Era Industrial Neoclássica e a Era da Informação.
Na era da infomação: O início da industrialização deu-se com a revolução industrial. Nesta época ocorreu o distanciamento entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Apesar das duas guerras mundiais, predominou nesta era, um ambiente empresarial estável, previsível, tranqüilo, exigindo uma