RECURSOS HUMANOS
:: Integrar a pessoa à empresa. O contratado deve se submeter a um exame médico admissional para poder fazer parte do livro de registro de empregados. Caso seja o primeiro emprego do novo funcionário, inscrevê-lo no PIS/PASEP (Programa de Integração Social, no caso de organização da iniciativa privada, e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, no caso de empresa pública).Trata-se de um benefício pago pelo governo ao trabalhador. Quem ganha até dois salários mínimos, está cadastrado no programa há cinco anos e trabalhou pelo menos um mês com carteira assinada no ano anterior tem direito a receber um salário mínimo por ano.
:: Realizar adições e deduções de remunerações nos cadastros de pessoal, tais como horas extras, atrasos, licenças, abonos, qüinqüênios, adiantamentos de salário, férias, adicionais de funções, periculosidade, aviso prévio, indenizações etc. Para cada uma dessas situações é preciso preencher um documento.
: Fazer anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e calcular descontos e contribuições sociais - INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e contribuição sindical.
:: Elaborar relatórios contendo informações gerenciais e legais sobre os empregados e a folha de pagamento.
:: Coletar dados para a elaboração de formulários legais trabalhistas, previdenciários e tributários.
:: Solicitar e distribuir vales-transporte.
:: Realizar os procedimentos de demissão, que incluem exame demissional (um documento específico), cálculo de rescisão contratual e homologação do término do vínculo empregatício.
:: Realizar procedimentos referentes a aposentadoria, falecimentos e outros afastamentos, inclusive por invalidez.
:: Preparar relatórios sobre ocorrências de eventos e cumprimento de programas de higiene e segurança no trabalho. Acompanhar a legislação sobre higiene, saúde e segurança no trabalho. Alguns problemas, como a