Recursos Humanos
Esta ATPS nos leva a desenvolver competências e habilidades como determinação, vontade de aprender, criatividade, iniciativa, estar aberto para mudanças e visão de ambiente. Com base nos textos lidos e com a explicação da matéria em aula podemos analisar de forma mais profunda a relação empresa/funcionário, para trabalhar nas possíveis melhorias para melhor desenvolvimento dos funcionários para a empresa.
FILME: TEMPOS MODERNOS / CHARLES CHAPLIN x TEXTO: A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS.
...“A inabilidade de uma empresa em recrutar e manter uma boa força de trabalho constitui o principal obstáculo para a produção....” (texto).
Charles Chaplin em seu filme Tempos Moderno (1936) retrata o capitalismo de maneira em que o operário é visto como uma “peça” de um jogo, servindo apenas para produção como uma cabeça de gado alienada na multidão dada a exploração do proletariado em paralelo aos deleites proporcionados à burguesia pelo mesmo sistema sócio-capitalista, enfatizando um modelo de industrialização caracterizado pelas massas trabalhadoras da produção na linha de montagem.
A sociedade é atingida pela fome, desemprego e depressão na medida em que a produção industrial norte-americana é reduzida a metade e apesar de milhões de pessoas passarem fome, neste mesmo período, as mercadorias não vendidas eram destruídas. Consequentemente, o presidente H.Hoover (1933) foi apelidado de “presidente da fome” por auxiliar as empresas capitalistas e seus grandes representantes sem nenhuma preocupação quanto a reduzir à miséria das massas populares – o “povo” esquecido não tinha força em absoluto. Contudo, surgem às classes operárias dando um novo enfoque a situação trabalhista nasce uma consciência política como também uma organização do operariado.
Franklin Roosevelt (1932), presidente pelo Partido Democrático anuncia um “novo curso” na administração do país como político flexível, buscando sanar a crise do