recursos humanos
RH é a sigla de Recursos Humanos, e este termo no universo das empresas representa todo o quadro de colaboradores de uma instituição. O profissional do RH geralmente é um psicólogo com especialização em Psicologia Organizacional, e que detém amplos conhecimentos sobre o comportamento humano no ambiente empresarial.
O RH é também um dos gestores de pessoas de uma empresa, pois além dos líderes que lidam diretamente com seus liderados, de modo geral, numa empresa todos os profissionais passam por ele e estão sob sua tutela. Assim, também é do RH a função de contornar conflitos entre colaboradores e líderes, buscar soluções de gerenciamento, organizar planos de carreira, acompanhar as demandas do mercado, buscar formas de melhorar as relações interpessoais e reconhecer e reter os talentos.
Destaca-se ainda entre as funções do RH – criar e manter um bom clima organizacional, incluir investimentos em treinamento de desenvolvimento, adequar as necessidades dos profissionais à realidade da empresa, e buscar, sempre em conjunto com os líderes, as melhores maneiras para sanar insatisfações, inovar e resolver os conflitos internos.
Atualmente existe uma discussão em torno da abrangência do papel do RH. Desta forma, muitos defendem que ele deve delegar e dar autonomia para que os líderes consigam gerir suas equipes. Ao RH caberia então a função de dar suporte e consultoria especializada a estas lideranças, e trabalhar no sentido de desenvolvê-las em aspectos como: comunicação eficaz, negociação, enfrentamento de crises e na construção da liderança.
Outra tendência defendida é de que os profissionais de RH devem ampliar suas competências, e focar em conhecer a empresa também do ponto de vista de um negócio. Deste modo, é possível criar uma visão sistêmica da organização, entender seu funcionamento e traçar estratégias mais efetivas para adequar o capital humano a cultura organizacional.