Recursos humanos
Módulo: 2
Atividade: AI 2
Título: Medidas preventivas para a falta de ética em processos seletivos
Aluno:
Disciplina: Recrutamento e seleção
Turma:
Introdução
Apresentarei neste trabalho causas, soluções e medidas preventivas para a falta de ética em processos seletivos.
Segundo Floriano Serra, em suas palestras e seminários já ouviu milhares de depoimentos de pessoas se sentiram ofendidas e revoltadas de processos de seleção de pessoal.
Tal sentimento, não foi decorrente do fato de não terem sido aprovadas, mas pelo tratamento que receberam durante todo o processo, em situações reportadas de: frieza, arrogância, falta de respeito, entrevista mal planejada, dinâmicas constrangedoras, enfim, uma porção delas.
O mais preocupante é que os dirigentes das empresas que contratam esse tipo de serviço dificilmente tomam conhecimento a respeito desse tipo de postura dos profissionais contratados para a aplicação do processo seletivo, sendo muito importante salientar que o candidato ao participar do processo seletivo de uma empresa não está pedindo emprego, mas oferecendo seu talento, habilidades e competências para suprir as necessidades da empresa.
Essa pessoa precisa sentir que a disputa será honesta e, no caso, de não ser o escolhido se manterá confiante para participar de outros processos, pois sua autoestima não foi abalada. Soluções para a falta de ética em processos seletivos
Um ponto importante é que o profissional de psicologia, quando contratado para aplicar ou coordenar um processo seletivo, deve ater-se ao processo técnico-científico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos dos indivíduos, mantendo o foco na objetividade do seu trabalho e de sua avaliação em relação aos mesmos.
Tal profissional deve também se ater ao Código de Ética da Profissão.
No caso específico de recrutamento e seleção é importante que o perfil do candidato a ser