Recursos Humanos
Visão panorâmica da educação corporativa
Proporcionar uma visão sistêmica da educação corporativa, situando o T&D nesse contexto.
Tendências em educação nas organizações
A educação corporativa é um conceito relativamente novo no Brasil, surgiu nos anos de 1990, porém, só a partir de 2000 é que as empresas brasileiras passaram a adotá-lo efetivamente.
Podemos entender educação corporativa como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento, tendo como norteador a estratégia de longo prazo de uma empresa. O conceito de educação corporativa vai além do treinamento empresarial ou da qualificação de mão-de-obra, trata-se de articular as competências individuais e organizacionais de forma coerente.
Nessa linha de pensamento, M. Eboli apresenta o seguinte conceito:
Educação corporativa é um sistema de formação de pessoas pautado por uma gestão de pessoas com base em competências, devendo, portanto, instalar e desenvolver nos colaboradores (internos e externos) as competências consideradas críticas para a viabilização das estratégias de negócio, promovendo um processo de aprendizagem ativo e permanente vinculado aos propósitos, valores, objetivos e metas empresarias
EBOLI, M. 2007, p.59
A necessidade da educação corporativa
No mundo em transformação, os desafios da ciência e da tecnologia exigem como resposta constantes reestruturações. Essa mudança questiona os padrões de formação profissional.
As transformações que ocorrem em todos os campos levam a um repensar sobre as necessidades empresarias em termos de qualificação de mão-de-obra.
Emerge um novo conceito de empresa, um novo conceito de trabalho e uma redefinição profissional. Preparar, desenvolver e atualizar o quadro de funcionários tornou-se primordial, visando à adaptação contínua às mudanças. Formar profissionais dentro da própria empresa passa a ser uma estratégia competitiva. Assim, práticas de educação corporativa estão