recursos humanos
A Área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar peça chave de transformações dentro de uma organização. Há pouco tempo atrás, o departamento de recursos humanos atuava de forma mecanicista onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado. Hoje o cenário é diferente: os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fator de uma visão mecanicista, sistemática, metódica, ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. A gestão de pessoas visa a valorização dos profissionais e do ser humano, diferentemente do setor de Recursos Humanos que visava a técnica e o mecanicismo do profissional.
2..Recrutamento
De um modo geral, pode-se dizer que o recrutamento é um conjunto de procedimento que visa atrair candidatos potencialmente qualificado e capazes de ocupar cargos dentro de uma organização.
Pode-se ainda dizer que recrutamento é um conjunto de atividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para organização. É a atividade que antecede a seleção.Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.É chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização
,
3.Objetivo do recrutamento
Determina as necessidades presentes e futuras de recrutamento em conjução com planeamento de RH e a analise do trabalho.
Aumentar o leque de candidatos qualidades como o custo mínimo para a organização. Aumentar a taxa de sucesso no processo de seleção reduzindo o risco de candidatos sub-qualificado.
Diminuir a probabilidade dos selecionados virem a deixar a organização por terem recebido informação suficiente sobre esta.
Ir de