Recursos humanos
A partir daí temos a emergência de uma discussão mais ampla sobre a motivação humana, e o surgimento de vários teóricos que complementam os estudos preliminares de Hawthorne. Hoje em dia, no ambiente globalizado em que vivemos a competição é extremamente acirrada, temos situações em que mesmo pequenos negócios ingressam no mercado competindo a nível internacional devido a este fenômeno chamado globalização. Temos a tendência inclusive de uma maior observação dos aspectos sócio-ambientais como surgimento de um novo paradigma econômico de sustentabilidade, e é diante deste contexto que cada vez mais a administração dos recursos humanos se torna fator de preponderante entre o sucesso ou fracasso, entre satisfação e insatisfação.
Dada a complexidade da motivação humana, buscamos neste trabalho a análise de material bibliográfico como base para um referencial teórico contrastado com as práticas e rotinas num estudo de caso no Banco do Brasil S/A, da cidade de Andradina, SP.
Nosso estudo busca ainda compreender como a motivação interfere no clima organizacional sem perder de vista o aspecto cultural da organização compreenderemos os fatores-chave da motivação dos funcionários , abordando inclusive a questão do impácto causado na incorporação das duas Instituições