recursos humanos
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Plano de carreira como forma de retenção de talentos
Belo Horizonte
2013
Plano de carreira como forma de retenção de talentos do profissional da organização Sky
Belo Horizonte
2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
A era do conhecimento no século XXI gerou uma nova concepção das pessoas no ambiente organizacional. Antes se preocupava apenas com a obtenção de lucro através de uma grande produtividade, não valorizando e nem dando suporte para os trabalhadores, pois as organizações achavam que o bom rendimento das empresas não dependia das pessoas.
Como afirma Pontes (2010) à área de Recursos Humanos, conhecida como Administração de pessoal estava preocupada apenas em cumprir as leis e obrigações, porém com o avanço das ciências humanas e com as instalações de modelos norte-americanos as preocupações e exigências sobre as pessoas mudaram. Antes a procura de uma mão de obra pouco qualificada era alta, mas depois passou a ser a necessidade e a procura por uma mão de obra cada vez mais qualificada.
Esta preocupação com a qualificação dos funcionários e seu desemprenho perante a organização é denominado por Limongi-França (2002) como “Empresas humanas” (expressão pela qual vêm sendo chamadas as organizações que valorizam seus funcionários e os colocam no centro das preocupações de gestão).
Diante do exposto, colocamos como problema de pesquisa: Como o plano de carreira influencia o processo de retenção de talentos: Dessa forma, o objetivo deste trabalho é conhecer o Plano de Carreira da organização Sky. A pesquisa tem ainda como proposito verificar a utilização das leis trabalhistas, analisar os métodos que a empresa aplica na avaliação de seus funcionários e depois verificar junto ao cargo de liderança se o plano de carreira funciona de forma efetiva dentro da organização.
1.1 Justificativa