Recursos humanos
É a maneira costumeira ou tradicional de pensar e fazer as coisa, que são compartilhadas com todos os membros da organização b) Essência cultural
Provém da maneira como a organização faz negócios, o modo no qual ela trata seus clientes e colaboradores e o grau de autonomia dos membros que nela trabalha. c) Mudança profunda
Valores, crenças e premissas profundamente arraigados são contestados e modificados. O efeito cumulativo de mudanças de práticas da empresa leva a uma Cultura ou identidade empresarial fundamentalmente nova. 2- É possível mudar uma cultura organizacional?
3- Cite 3 ações da essência do papel do RH, para que haja sucesso na mudança de cultura.
Definir e esclarecer o conceito de mudança de cultura;
Formular por que a mudança de cultura é fundamental para o sucesso da empresa;
Definir um processo para avaliar a cultura corrente, a cultura futura desejada e a divergência entre as duas
4- Explique o Iceberg da cultura organizacional, ou seja, os componentes visíveis e os componentes invisíveis.
5- Quais são os 3 componentes da cultura Organizacional, explique-os.
Artefatos: são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização.
Valores compartilhados: são valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas as quais elas fazem o que fazem.
Pressuposições básicas: são crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes e nos quais as pessoas acreditam (maneira de fazer as coisas).
6- Explique:
a)valor para a organização são questões que devem ser observadas com prioridade, seja no processo decisório, seja no comportamento e atitude das pessoas dentro das organizações.
b)valor para as pessoas são os ideais e expectativas que as pessoas assumem como essenciais