Recursos humanos
O desempenho da empresa é influenciado pelas competências dos seus funcionários. A competência humana aliada a outros recursos empresariais dá origem e sustentação à competência empresarial.
A participação dos funcionários no processo de gestão de competências expondo as suas expectativas, motivações e também, percepções a respeito do seu superior e da estratégia de negócios da empresa é fundamental para o sucesso empresarial.
Capítulo I – Gestão de Recursos Humanos: Aspectos Gerais
1.1.1 - Conceito de Gestão de Recursos Humanos
A gestão de recursos humanos é uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer o sistema que rege as relações entre os seus colaboradores, definir a melhor adequação de cada um deles à função que irá realizar, e estabelecer a integração dos colaboradores. Para isso a gestão de recursos humanos inclui um conjunto de funções e actividades que podem ser sintetizadas no seguinte: planeamento de recursos humanos; recrutamento e selecção; integração dos recursos humanos; análise e descrição de funções; avaliação de desempenho; remunerações e incentivos; higiene e segurança no trabalho; formação profissional e desenvolvimento pessoal; análise, controlo e auditoria de recursos humanos.
1.1.2 - Missão de recursos humanos: * Dimensionar e planejar as necessidades de pessoal, de longo, médio e curto prazos, para atender às exigências do negócio e aos objectivos da empresa; * Criar, actualizar e manter uma estrutura organizacional adequada aos objectivos empresariais e às suas relações com o ambiente; * Atender as necessidades de recursos humanos da organização, no longo, médio e curto prazos, além de manter todos os cargos e funções adequadamente preenchidos; * Prover a qualificação profissional dos recursos humanos da empresa; * Remunerar o pessoal, competitiva e equivalentemente, considerando as características e as peculiaridades do negócio empresarial que impactam a relação do profissional