Arvore de descisão
CENTRO DE CIÊNCIA SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
DISCIPLINA: PROCESSO DECISÓRIO
DOCENTE: MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
APRENDIZADO POR ÁRVORES DE DECISÃO
RODRIGO CORREIA
GUSTAVO VACCARI
FELIPE MAIA
CASSIO GOMES
NATAL/RN
MAIO DE 2012
Conceito de Árvore de Decisão
Uma árvore de decisão é um instrumento de apoio à tomada de decisão que consiste numa representação gráfica das alternativas disponíveis geradas a partir de uma decisão inicial. Uma das grandes vantagens de uma árvore de decisão é a possibilidade de transformação/decomposição de um problema complexo em diversos sub- problemas mais simples. De uma forma recursiva, os novos sub- problemas identificados voltam a ser decompostos em sub- problemas ainda mais simples.
Para efetuar a representação gráfica da árvore de decisão são geralmente usadas linhas para identificar a decisão (por exemplo "sim" ou "não") e nós para identificar as questões sobre as quais se deve decidir. Cada um dos ramos formador por linhas e nós termina numa espécie de folha que identifica a consequência mais provável da sequência de decisões tomadas.
Além da gestão, as árvores de decisão são também muito utilizadas noutras áreas, com especial destaque para a criação de algoritmos informáticos.
* As são caixas para representar as decisões (nós de decisão) * Os círculos para representar resultados ou eventos * Coloca-se a primeira decisão no lado esquerdo da árvore, e continue da esquerda para a direita. * Use caminhos para representar todos os possíveis cenários * Atribua probabilidades para todos os segmentos de caminho que partam de eventos * Determine o valor esperado de cada caminho * Trabalhe da direita para a esquerda, incluindo os valores esperados de todos os segmentos de caminho que conduzam à um nó de