Recursos humanos
Por Renata Marques
Renata Marques
Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Centro de Psicopedagogia do Estado do Rio de Janeiro/Universidade de Buenos Aires; pós-graduada em Marketing Estratégico pela universidade Gama Filho; pós-graduada em Teoria da Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; graduada em Letras pela Faculdade de Humanidades do Estado do Rio de Janeiro. Sócia-Gerente da Consultoria 3R Treinamento e Desenvolvimento. Professora universitária em Comunicação e Letras nos cursos de Administração, Direito; professora de pós-graduação nos cursos Gestão de Recursos Humanos, Administração Educacional, Gestão Pedagógica, Gestão Empresarial, ministrando, respectivamente, as seguintes disciplinas: Treinamento e Desenvolvimento, Recrutamento e Seleção por Competência, Técnicas em Dinâmicas para Processo Seletivo, Marketing Educacional, Marketing Pessoal. Coordenadora e Orientadora em Gestão de Carreira. Palestrante e consultora em Recursos Humanos, Orientação Profissional e Gestão de Carreira. Avaliadora do Projeto Jovem Empreendedor pelo CIEE; Avaliadora do Ciclo 2005 do Prêmio de Qualidade Rio – PQRio e do Ciclo 2007 do Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho. Especialista e Aplicadora do PEI – Programa de Experiência da Inteligência e do DISC/Human Learning – Talentos para a Vida em Processo Seletivo e Desenvolvimento Profissional e Pessoal. Contribuição ao RH.com.br com artigos sobre temas voltados a Recursos Humanos e Desenvolvimento Profissional.
+ textos de Renata Marques
O que me estimula a escrever sobre o assunto é menos a escassez teórica e, infinitamente mais, a inquietação frente às declarações que ouço de alguns profissionais que passam por processos seletivos com a 3R Treinamento & Orientação Profissional.
Falar de processo seletivo por competência é, antes, desconstruir todos os paradigmas criados, ao longo de algum tempo, quando se falou do assunto pela primeira vez.