Recursos humanos
1.1. Os problemas Econômicos Fundamentais A Economia é considerada uma ciência social e seu objeto de estudo envolve o indivíduo e a sociedade e como estes decidem empregar recursos produtivos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Todavia, o problema fundamental da Economia é que, em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção são escassos; e as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam. Isso obriga a sociedade a escolher entre alternativas de produção e de distribuição dos resultados da atividade produtiva aos vários grupos da sociedade. Para tanto o sistema econômico1 deve resolver seus principais dilemas:
Necessidades Humanas Ilimitadas X Recursos Produtivos Escassos [terra, trabalho, capital, tecnologia e função empresarial]
O Que e Quanto Produzir: dada a escassez de recursos de produção, a sociedade terá de escolher, quais produtos serão produzidos e em que quantidades. Como Produzir: a sociedade terá de escolher ainda quais recursos serão utilizados para a produção de bens e serviços, dado o nível tecnológico existente.
1
Os sistemas econômicos podem ser classificados em:
a)
Sistema capitalista, ou economia de mercado: é aquele regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção.
b)
Sistema socialista ou economia centralizada: é aquele em que as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento.
Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM | Av. Marechal Castelo Branco, 2765. Santo Antônio | Sete Lagoas - MG | +55 (31) 2106-2106 - Site: www.unifemm.edu.br
Para Quem Produzir: a sociedade terá também que decidir como seus membros participarão da distribuição dos