Economia pt
Ensino Recorrente
Ano lectivo 2011/12
Economia A
A evolução da Económica Portuguesa nos últimos dez anos
“Num círculo se confundem o princípio e o fim.”
(Heráclito)
Página de Rosto
Escola: Colégio D.Dinis - Polo António Carneiro
Ano: Ensino recorrente
Disciplina: Economia A
Docente: *
Tema: A evolução da Económica Portuguesa nos últimos dez anos
Trabalho realizado por:*
Numero: *
Indice
Introdução
A história económica portuguesa remete-nos à evolução desde antes da nacionalidade, ou seja aquando a ocupação romana, até aos dias de hoje.
A economia portuguesa desde os tempos mais remotos sempre foi uma das principais, sendo das pioneiras no que tocava aos descobrimentos e transferências de bens e matérias-primas entre países.
Depois de uma grande recaída de 1974, Portugal registou uma retoma nos anos 90.
De uma forma geral, a década de 90 e a primeira década do século XXI foi marcada por uma economia atrasada, onde o país tanto não conseguiu atingir os valores da média da União Europeia como assim ficou por algum tempo.
Vários projectos e apoio de construção cedidos pelo Estado provavam ter um efeito negativo na tentativa do crescimento sustentável. As metas tomadas em curto prazo para estes investimentos foram consumidas até ao final da primeira década de 2000, com a tentativa de conseguir alcançar um crescimento económico mais acelerado e a melhoria do poder aquisitivo da população em geral em comparação à média da União Europeia não se concretizou. Para piorar, o acontecimento da recessão dos Anos 2000 quando uma larga parte do mundo industrializado entrou numa recessão profunda e levou ao aumento do desemprego. Seguindo este modelo, despesa pública subiu para valores injustificáveis e a maior parte dos países entrou em necessidades económicas e na evolução da sociedade.
Assim, com este trabalho, irei apresentar de forma explícita alguns pontos fulcrais na evolução económica e a justificação de alguns