Recursos humanos
As organizações devem desenvolver estratégias para os diferentes estágios do ciclo de vida, de forma a assegurar seu sucesso no mercado e aumentar a longevidade do produto que, incondicionalmente, morrerá pela superação de um concorrente ou pela troca por um produto substituto.
5.1. Estratégias para o estágio de introdução
Segundo Irigaray et al. (2006), é nesta fase que é necessário o maior volume de investimento, já que o produto é desconhecido e tem uma parcela insignificante de mercado. Ou seja, deve-se garantir que o produto tenha uma boa distribuição e investir em propaganda. Segundo Kotler 2000 apud Irigaray et al. 2006, as causas para o baixo crescimento das vendas neste estágio são atrasos na expansão da capacidade deprodução; problemas técnicos; atrasos na obtenção de distribuição adequada por meio depontos-de-venda no varejo; e relutância dos clientes em mudar o seu comportamento já estabelecido.
• Desnatamento rápido:
Segundo Irigaray et al. (2006), nesta estratégia a empresa lança seu produto com um preço mais elevado que seu objetivo final a fim de recuperar de forma mais rápida os investimentos feitos. O produto é posicionado como um top line de difícil cópia por parte dos concorrentes e não há similar disponível no mercado.
• Desnatamento lento:
De acordo com Irigaray et al. (2006), esta estratégia é utilizada quando o mercado é pequeno. O produto é lançado com um preço alto e não haverá muitos investimentos em propaganda, pois o consumidor já conhece produtos semelhantes e está disposto a pagar pelo novo produto.
• Penetração rápida
Segundo Irigaray et al. (2006), esta estratégia é utilizada quando o mercado é grande e há uma forte concorrência. É um mercado competitivo e muito sensível ao preço. Portanto a empresa deve crescer logo sua escala de produção, garantindo o menor custo e, conseqüentemente, se estabelecer como líder de mercado.
• Penetração lenta:
Segundo Irigaray et al.