Recursos humanos
Podemos definir Administração de Recursos Humanos o ramo especializado da ciência da administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. Área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoas.
A importância Administração RH
A Administração RH tem sido considerada nas últimas décadas como um respeitável centro de custos para a grande maioria das empresas. A estreita mentalidade predominante é: ter pessoas é inevitavelmente ter despesas.
Pela magnitude dos encargos sociais e impostos que pesam sobre nossas empresas, ao lado de salários baixos que proporcionam poucos consumidores e impedem ganhos na escala de produção, de juros elevados, baixa qualificação de mão-de-obra etc. Enquanto um investimento em máquinas ou equipamentos provoca intermináveis reuniões de diretoria, investimento em pessoas nem sempre recebe, geralmente, tanta atenção e interesse em boa parte das empresas. Prevalece ainda a velha e discutida dificuldade dos dirigentes em tratar de assuntos relacionados com pessoas e seus comportamentos - e o forte interesse em lidar com assuntos relacionados com coisas concretas e físicas, como máquinas e equipamentos, que são mais fáceis de entender e lidar pelo seu caráter eminentemente possível e determinista.
As pessoas parecem compor exclusivamente o passivo do balanço da empresa, nunca uma conta de ativo, e sim, primordialmente parte relacionada com despesas, que é uma verdadeira desvantagem competitiva para a empresa. Ter pessoas é simplesmente ter despesas. Quando também não se incluem os problemas legais, trabalhistas e sindicais etc. de ter pessoas.
Trata-se obviamente de uma visão reducionista e míope, que pode e deve ser urgentemente corrigida para proporcionar uma visão empresarial mais dinâmica e atuante, deste princípio, como resgatar a importância da área?
Todo